A importância da tecnologia na leitura


O papel da leitura é algo indispensável para o ser humano e a sociedade, pois através dela, conseguimos ter um entendimento maior da realidade que nos cerca, contribuindo para derrubar barreiras, que se não fosse por ela, eu poderia dizer que viveríamos confinados em “gaiolas mentais” ou “labirintos sem saída”.

A leitura pode tanto nos interiorizar, como também pode nos expandir, pode nos ajudar a olhar para o nosso interior, como para muito além de nosso alcance. Através da leitura, temos às oportunidades de conhecermos infinitos assuntos, como a história da humanidade, os estudos das ciências, os estudos das religiões, as informações sobre às notícias, os estudos geográficos, às políticas, às filosofias… 

Para o entretenimento, temos a leitura recreativa também, como os contos, romances, poesia e quadrinhos; temos a leitura através dos aplicativos, para a nossa comunicação  (whatsapp, telegram, messenger), e a leitura através das redes sociais e dos links, que nos conectam com uma gama infinita de informações correlatas.

E em consequência do dinamismo tecnológico, complementando a leitura, também temos a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com a popularização da internet, o uso das TICs foram potencializadas em diversos campos. Através da Tecnologia da Informação e Comunicação, temos as mais diversas formas de utilidade, como na indústria, no comércio, nos setores de investimentos, no ensino e etc.. 

Hoje nos encontramos em um mundo sem barreiras, em uma sequência de clicks, obtemos informações “a velocidade da luz”. Não necessitamos de espaço físico para termos uma biblioteca, podemos tê-la em arquivos de PDFs, salvo nas nuvens.

 Sabemos que toda essa tecnologia, pode refletir em algo nocivo, nos transformando em “imediatistas consumidores de informações", mas sejamos sóbrios e sensatos para usarmos essa tecnologia em nosso favor, pois através dela, podemos poupar tempo e dinheiro, que gastaríamos em locomoção e outras demais despesas necessárias, quando não tínhamos, por exemplo, a condição que temos hoje, de estudarmos à distância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O meu pé de laranja lima

O menino no espelho

Livre arbítrio - Um escravo C.H. Spurgeon