Coração de Vidro

 Coração de Vidro


Coração de Vidro é mais um belíssimo livro  de José Mauro de Vasconcelos, que por sinal, já passou pelo Lupa de Leitura na resenha da sua obra de maior sucesso, O Meu Pé de Laranja Lima. É um livro classificado como infanto juvenil, porém pode ser lido por pessoas de qualquer idade.

Li este livro recentemente, mais precisamente no ano passado, já adulto, com meus 46 anos, e confesso que me emocionei muitas vezes, apesar que eu sou meio chorão mesmo. Mas posso imaginar a emoção de uma criança ao fazer a leitura dessa obra, que é simplesmente de uma sensibilidade fantástica!

Coração de vidro é composto de 4 histórias: A Missa do Sol, O Aquário, O Cavalo de Ouro e A Árvore. 

Todas as histórias são narradas na primeira pessoa, o próprio personagem principal de cada história, que sempre é um animal ou uma árvore, e o foco principal da obra está no relacionamento dos homens com os animais e as suas consequências.

.



A Missa do Sol, conta a história de um passarinho Azulão filhote que está dando início aos seus primeiros vôos, vivendo a liberdade em seu total esplendor. Na sua inocência, ele é alertado por Iracema, uma  coleirinha mais experiente, do risco que é ser capturado por algum alçapão e acabar vivendo preso  em uma gaiola, coisas que por sinal ele nem imaginava o que fossem, até que a Iracema também explica para ele o que eram tais coisas. 

E não dá outra, o filhotinho de Azulão é preso ao pisar no visgo colocado em um fio elétrico! 

 

" Eu não podia gritar ou chamar por alguém.  Fui levado para uma gaiola  (agora eu sabia) e colocado no meio de uma porção de outros passarinhos assustados. No dia seguinte,meteram a gaiola dentro de uma caminhão. Eu me segurei nas grades e chamei desesperado: – Mamãe!... Mamãezinha!...

 

A partir de então , o Azulão passa a viver a vida em uma gaiola e ao passar dos dias, a tristeza toma conta do seu coração, ao lembrar do quanto era bom a vida em liberdade na fazenda. 


Continua…

Comentários

  1. Oii! Vim do blog Sementes Literárias (https://sementesliterariasbooks.blogspot.com), onde você deixou um comentário gentil sobre minha resenha a respeito de "Coração de Vidro". Estou dando uma lida em seu blog e adorei a forma como você escreve e o carinho expresso nas palavras de cada postagem. Certamente voltarei para mais visitas! Um abraço, e parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, Maria Rita! Desculpe só estar respondendo agora, pois só hoje vi seu comentário. E muito obrigado também pelo elogio, fiquei muito feliz por ter gostado. Volte a visitá-lo, sim. Estarei voltando ao seu blog também, para ler seus posts, que são ótimos! Um Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História do Cristianismo no Ocidente

Seria "Lúcifer", o nome próprio do diabo?

O menino no espelho