Espiritualidade cristã, uma visão reformada
Espiritualidade cristã, uma visão reformada
Rafael Moreh Me
Ribeiro Edições
Em um momento em que o liberalismo, o progressismo, o humanismo e até mesmo o misticismo, tem se instalado nos seios de nossas igrejas, a obra do pastor, Rafael Moreh Me, serve como uma bússola para nos direcionar na sã doutrina da palavra de Deus.
Espiritualidade cristã, uma visão reformada, é uma obra que nos faz refletir o tempo todo a respeito de tantas questões que envolvem a vida cristã.
O autor começa sinalizando para a necessidade do estudo sério das escrituras, pois um dos principais lemas da Reforma é "Sola Escriptura". Que significa que, somente a palavra de Deus é a autoridade para organização de doutrina na Igreja.
" Um homem espiritual é um cristão bíblico; a Bíblia é sua regra de fé prática, não apenas um livro de cabeceira, mas, o seu manual diário. Ele não lê a Bíblia, ela é o seu pão diário o qual devora avidamente".
Em seguida, a oração é abordada também como mais um dos pontos cruciais de uma vida devocional. E ao contrário do que muitos possam pensar, ele diz que a oração mais eficaz não é aquela mais prolongada, mas aquela mais sincera e, talvez, a mais simples, pois são essas orações que têm passado os portais eternos e se alojado no altar de incenso do santuário celestial; conforme o Livro de Apocalipse de João demonstra. ( Ap 5:8, 8:3,4 ).
A assiduidade na casa de Deus também é um ponto fundamental, muito bem lembrado pelo autor, já que temos vivido em meio a um tempo no qual tem surgido cada vez mais, o movimento daqueles que se auto intitulam como, desigrejados.
Leia também:
https://pingback.com/conservative-blog/os-tres-erros-das-igrejas-modernas
Quanto a essa tendência, bastaria apenas a própria palavra de Deus para exortação desses irmãos: " Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." ( Hb 10:25 )
Porém, o autor reforça, com muita coerência, que o homem espiritual pressente a necessidade de ir ao templo, que não é uma opção, mas sim, uma necessidade, pois todo crente fiel, sabe que ser assíduo às reuniões da igreja é importante para que possa desenvolver seus dons espirituais na edificação do corpo e, ele mesmo receber edificação através de outros membros do corpo de Cristo.
Aspectos cruciais da vida cristã, como a oração, a comunhão, a família, o matrimônio, a leitura das escrituras, o louvor e a devoção pessoal, são sistematizados de forma pragmática e sucinta, ajudando o fiel a buscar uma vida devocional não apenas na sua comunidade, mas principalmente, no seu relacionamento íntimo com Deus.
Uma obra riquíssima, que colabora para nossa edificação e esclarecimento, pois muitas vezes, no decorrer de nossa caminhada, acabamos ingressando em caminhos tortuosos devido a algumas lideranças que nos discipulam com ensinamentos distorcidos, por conta do "senso comum" ainda tão disseminado em muitas igrejas, encharcadas de preconceitos e por pura ignorância, no que diz respeito à espiritualidade.
Rafael Moreh: Pr. Presbiteriano, há mais de 35 anos, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião, diagramador, editor e capista. Especialista em idiomas originais, professor de Hebraico e outras disciplinas teológicas em diversos seminários por mais de 35 anos. Atualmente está professor do Seminário Betel Brasileiro em Niterói.
Contatos com o autor através do e-mail:
rafaelmoreh@gmail.com
Super recomendo!
ResponderExcluirObrigado, irmão! Que bom que gostou.
ResponderExcluir